Endodontia

1O QUE É UM ENDODONTISTA?
É um cirurgião Dentista especializado no tratamento de canais radiculares e outros procedimentos que envolvem a polpa dental. Atua também no diagnóstico e alívio das dores orais, tratamento de traumas e cirurgias apicais.
2O QUE É TRATAMENTO ENDODÔNTICO OU TRATAMENTO DE CANAL?
O tratamento de canal é realizado quando a polpa (tecido formado por nervos e vasos sanguíneos localizados no interior das raízes) está inflamada ou infectada. O tratamento consiste em remover a polpa, bem como na limpeza e obturação do sistema de canais radiculares. Esse procedimento visa devolver as condições normais ao dente e aos tecidos adjacentes, para que o mesmo possa ser restaurado, devolvendo suas funções.
3QUAIS CASOS PRECISAM DE TRATAMENTO DE CANAL?
É preciso fazer tratamento de canal quando a cárie atinge profundamente o dente e chega à polpa dentária. Outros motivos que podem precisar são: Dente quebrado; Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo; Necessidade de tratamento protético; Dores com alimentos e bebidas frias e quentes.
4QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA O TRATAMENTO DE CANAL?
Com técnicas modernas e os melhores materiais da atualidade, o tratamento é realizado geralmente em uma única sessão. Podem ser necessárias duas ou mais consultas, dependendo da complexidade do sistema de canais e do grau de danos a polpa.
5O TRATAMENTO DE CANAL DÓI?
O medo que as pessoas têm do tratamento de canal já faz parte da história da odontologia, entretanto, com o uso de novas tecnologias e os novos conceitos direcionados para esse tipo de tratamento, reações como esta devem ser vistas como coisas do passado. Existem soluções anestésicas e técnicas completamente indolores para anestesiar os dentes durante a intervenção. Além disso, casa haja dor antes do tratamento, a terapia endodôntica promove o completo alívio.
6TEREI DOR APÓS O TRATAMENTO?
Às vezes os procedimentos de limpeza e obturação dos canais podem levar a um pequeno desconforto por um curto período de tempo, que geralmente é aliviado com o uso de um analgésicos. Caso o desconforto dure mais ou seja mais severo, estaremos à disposição para atendê-lo.
7OS DENTES ESCURECEM APÓS O TRATAMENTO?
Não. Hoje em dia o escurecimento dental já não é algo considerável, dentro dos procedimentos endodônticos, a não ser em casos de trauma dental, ou até mesmo pela procura tardia do paciente a um profissional especializado. Para tais casos, contamos com técnicas conservadoras para o tratamento de alterações cromáticas, por exemplo o clareamento dental interno.
8APÓS O TRATAMENTO ENDODÔNTICO, O DENTE PRECISA DE CUIDADOS ESPECIAIS?
Os dentes que receberam o tratamento de canal devem ser restaurados de forma definitiva para evitar nova contaminação do seu interior. Nas restaurações podem ser usadas desde resinas compostas até porcelanas, indicadas de acordo com o caso.
9DENTE COM TRATAMENTO DE CANAL NÃO TEM MAIS CÁRIE E NUNCA MAIS NECESSITA DE TRATAMENTO?
O dente continua susceptível à cárie, uma vez que continua em função, bem como exposto a todos os agentes nocivos à estrutura dental. Um dente com tratamento endodôntico pode ter a necessidade de um retratamento, devido à contaminação no interior do conduto radicular.
 
 
WhatsApp chat

Marque sua consulta

Data preferencial:
ou agende através do WhatsApp (32) 98443-8701