fbpx

Clareamento

Sempre sob a supervisão de um profissional, podem ser feitas duas maneiras de clareamento dental:
 Clareamento no consultório, quando o dentista faz, em uma ou duas sessões, a consulta para aplicação do gel e laser. Clareamento auto-aplicável (ou caseiro), quando o gel é colocado dentro de moldeiras de silicone, confeccionadas pelo dentista, individualizadas para cada paciente realizar a aplicação em casa. Caso o profissional avalie necessário, pode-se combinar ainda as duas técnicas.

O valor depende inicialmente da capacitação e experiência técnica do profissional que irá realizar, além do método que será utilizado (caseiro, consultório ou misto). A marca do gel clareador e a quantidade de gel fornecida pelo profissional interferem diretamente no preço. Desconfie sempre de valores abaixo da média praticada pelos profissionais especialistas na área.

O clareamento dental não interfere ou afeta a estrutura dos dentes. Logo, não há perda de resistência ou nenhum o enfraquecimento deles.

Mais uma vez, observa-se a importância do acompanhamento profissional. Quando o clareamento for realizado em casa, serão confeccionadas placas de silicone individualizadas para o paciente, que protegem do escoamento para a gengiva e outras estruturas. Para o clareamento no consultório, o dentista usa uma resina para proteger toda a gengiva, evitando qualquer risco.

Não existem bases científicas sobre essas informações. A ADA (American Dental Association) e a ANVISA aprovam o uso das substâncias clareadoras, desde que prescritas e usadas corretamente durante o tratamento, sob a supervisão de um Dentista. Assim como os produtos usados na Medicina, não há nenhum prejuízo para a Saúde se o uso for acompanhado pelo profissional.

Não é bem assim. O Clareamento Dental ocorre pela ação de despigmentação (clareamento) dos dentes por um gel de contato. Durante o clareamento, deve-se evitar a ingestão de alimentos fortemente corados mas, ao final, pode-se voltar a consumir todo tipo de alimento.

O clareamento dental é realizado pelo contato de um gel com a superfície dos dentes. Durante o período em que o gel está sendo aplicado, pode haver um incômodo por aumento na sensibilidade. Feito da maneira correta e com a supervisão do Dentista, este incômodo passa ao término do tratamento clareador. Além disso, produtos pra dessensibilização podem ser prescritos quando necessário.

Recomenda-se que se dê um intervalo de 12 a 18 meses, no mínimo, entre um clareamento e outro.

O clareamento deve ser realizado somente em pacientes a partir dos 16 anos. Inicialmente, porque os dentes ainda estão mais brancos. Segundo, porque deve-se esperar a presença da completa dentição permanente e por último, deve ser avaliada a real necessidade do clareamento em pacientes tão jovens. Não há idade máxima limite para o clareamento dental.

Não. Após a consulta de avaliação, o profissional observará quais tipos de superfícies devem ser clareadas. Resinas de restaurações, coroas de porcelana sobre dentes ou sobre implantes e outros materiais não serão clareadas pelos agentes clareadores. Principalmente nas áreas estéticas, talvez estas precisem ser trocadas após o tratamento.

Sim, mas não como eram antes. Uma vez removidas as manchas antigas, estas não voltam mais. Deve-se fazer um acompanhamento periódico com o dentista. Pacientes que consomem com maior frequência alimentos mais corados (café, vinhos, beterraba, molho de tomate, etc.) ou pacientes fumantes podem fazer manutenções profiláticas e possíveis retornos para clareamento.

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes. Além disso, alguns fatores dentários e/ou alguns hábitos do paciente podem dificultar ou até contra-indicar o clareamento. Para avaliar esses fatores, é importante que tratamento sempre tenha o acompanhamento de um profissional, para evitar danos ou prejuízos à saúde do paciente.

O tempo de tratamento varia de paciente para paciente. Dependendo da avaliação de cada paciente, da natureza das manchas, do método utilizado e da colaboração e comprometimento do paciente com seu tratamento, principalmente com o método de clareamento caseiro. Normalmente, 2 sessões, uma por semana, para o clareamento realizado no consultório, ou 3 a 4 semanas para o clareamento feito pelo paciente, em casa.

Os cremes dentais não clareiam o dente da mesma forma que os géis específicos para branqueamento. Os que os cremes fazem é apenas remover algumas manchas provenientes de alimentos que estão depositadas sobre o esmalte do dente.

Não. Além de não haver nenhuma base científica que comprove isso, algumas destas substâncias podem manchar os dentes, ou mesmo arranhar a superfície do esmalte, tornando-o mais suscetível ao manchamento.

Clareamento dental: Saiba como o procedimento é feito!

O clareamento dental é um tratamento realizado para tornar os dentes amarelados ou manchados em dentes mais brancos, trazendo muito mais conforto e autoestima para os pacientes. Aqui na Sinpla Odontologia você conta com profissionais especialistas em Clareamento Odontológico. O tratamento para Clareamento dos Dentes pode ser realizado de duas maneiras: em casa, com supervisão profissional ou em consultório, onde o profissional realiza a aplicação do gel ou laser nos dentes do paciente. Em alguns casos, pode ser necessário a combinação das duas técnicas. É importante ressaltar que se trata de um tratamento totalmente seguro e que não oferece riscos à saúde do paciente. Por isso, agende já sua avaliação conosco e garanta um sorriso muito mais branco. Além desse tratamento, na Sinpla Odontologia, você também conta com especialistas em Estética Dental e Endodontia. Para mais informações, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas! Estamos esperando por você.