Os clareamentos dentais têm se tornado cada vez mais populares entre a população. Entre os métodos usados, o clareamento a laser é um dos que mais geram dúvidas entre os pacientes.
Vamos mostrar informações sobre esse tipo de procedimento e apontar os maiores mitos sobre o tema.
Clareamento dental a laser
Os clareamentos a laser utilizam a luz para ativar os cristais dentro do gel que proporcionam o branqueamento dos dentes. Esse gel é formado por peróxido de hidrogênio, usado em todas as técnicas de clareamento dental.
Como o dente fica mais branco?
O procedimento é uma reação química: as substâncias do gel liberam oxigênio, que entra no esmalte do dente e quebra os pigmentos que o escurecem. Essa cadeia de pigmentos é oxidada e vira carbono e água.
Quantas vezes o clareamento dental deve ser feito?
Como os dentes são formados por material permeável, cada vez que o clareamento é feito, o dente fica mais branco – até eliminar toda a pigmentação. Só deve-se prestar atenção à sensibilidade da boca e gengiva e sempre seguir as orientações médicas acerca do tema.
Como é feito o clareamento a laser?
Primeiro, o dentista remove a placa bacteriana dos dentes, fazendo uma limpeza geral. Depois, ele protege a gengiva com um gel específico e aplica o gel de peróxido de carbono nos dentes.
O laser é usado para potencializar esse gel. Os resultados são bem rápidos e ideais para quem quer ver os resultados a curto prazo. Ele também elimina manchas causadas por uso de aparelho ortodôntico.
Quanto tempo dura a sessão?
A sessão de clareamento dura cerca de uma hora.
O clareamento a laser deixa os dentes sensíveis?
O clareamento a laser não causa sensibilidade nos dentes, mas pode agravar o problema em quem já o apresenta.
Por isso, é importante seguir as orientações médicas e evitar os alimentos indicados depois do procedimento.
O clareamento dental a laser dói?
Não. É um procedimento indolor que não precisa de anestesia.
O clareamento enfraquece os dentes?
Não. Ele não é uma técnica invasiva, então não interfere a estrutura dental.
Qual a idade ideal para fazer o clareamento?
A idade ideal para clarear os dentes é depois dos 15 anos, pois o esmalte do dente já está formado.
Quais são as contra-indicações?
As contra-indicações são: gestantes, crianças, pacientes com doença periodontal ou retração gengival, pessoas com implantes e alérgicos aos componentes.
Para saber se você tem alergia ou não, o dentista deve fazer testes antes.
Quanto tempo dura o efeito do clareamento?
Os dentes vão escurecer com o passar dos anos, isso é natural. A duração varia de pessoa para pessoa e de acordo com os hábitos de cada um.
Pessoas que tomam muito café e fumam, por exemplo, podem ter que fazer o tratamento de seis em seis meses. Já pessoas com hábitos diferentes podem manter os resultados em cerca de três anos.
Fonte: cruzodontologia