Prótese

1POR QUE O DENTE PERDIDO PRECISA SER SUBSTITUÍDO?
A falta de apenas um dente já cria uma situação de grande desequilíbrio na boca. Os dentes vizinhos ao local da falha (até mesmo os da arcada oposta) passam a ter muito espaço para se movimentar e inclinar, o que pode prejudicar o osso ao seu redor, gerando dor, sangramento, desalinhamento do sorriso e até mesmo a perda de mais dentes.
2SINTO UM CHEIRO DESAGRADÁVEL AO PASSAR O FIO DENTAL PRÓXIMO A COROA, É NORMAL?
O odor desagradável é sinal de que alguma coisa não vai muito bem. A solução pode ser bastante simples, como melhorar a forma de escovar os dentes e/ou passar o fio dental, mas devemos ficar atentos a outros sinais ou sintomas que podem aparecer juntos ao mau cheiro, como: sangramento, mobilidade dental, inchaço. Por isso é essencial a marcação de uma consulta com o dentista para determinar a melhor forma de tratamento.
3QUANTO TEMPO DURA UMA RESTAURAÇÃO EM PORCELANA?
A durabilidade de uma restauração em porcelana depende de vários fatores. O dentista deve sempre pensar na melhor indicação de material para restaurar cada dente, utilizar um laboratório de confiança e executar da melhor forma possível, já o paciente deve realizar a higienização bucal da forma correta, através da escova e do uso do fio dental. Tudo ocorrendo da melhor forma, não existem prazos pré-definidos de durabilidade.
4É NECESSÁRIO TRATAR O CANAL DO DENTE QUE VAMOS COLOCAR UMA COROA?
Sempre que possível, manteremos o canal do dente sem ser tratado, mas as vezes, o dente perde bastante estrutura e torna-se frágil, então o canal deve ser tratado para que seja instalado um pino que reforçará a estrutura remanescente e prenderá a coroa.
5É DIFÍCIL LIMPAR UMA COROA DE PORCELANA?
A prótese unitária, a famosa coroa, tem estrutura bem parecida com a do dente natural, ela deve ser limpa como os outros dentes, através da escovação e do uso do fio dental. Já as pontes fixas, além as escovação e uso do fio dental nos dentes naturais, necessitam de passadores de fio dental para a higienização da região entre a prótese e a gengiva.
6DEMORA PARA FAZER UMA PRÓTESE?
Sim, demora um pouco. São necessárias algumas sessões para sua confecção, em cada uma delas será realizado um passo que não pode ser negligenciado para obtenção de um bom resultado.
7A DENTADURA ESTAVA JUSTA, COM O PASSAR DO TEMPO FOI FICANDO LARGA, É NORMAL?
A boca, assim como todo o nosso organismo, passa por mudanças com o passar o tempo. O osso que perdeu os dentes vai diminuindo com o passar dos anos, o que faz com que a prótese antes bem justa, pareça ter ficado “larga”.
8QUANTO TEMPO DURA UMA DENTADURA?
Em média, as próteses removíveis (dentadura e roach), apresentam estética e funcionalidade satisfatórios em até 5 anos de uso, pois o material de que são feitos sofre desgaste com o uso diário. Há casos também que o desgaste ocorre de forma precoce, devido a alguma alteração na forma de mastigar, higienizar, alguma alteração óssea ou muscular facial. Por isso há necessidade de avaliação pelo dentista a cada 6 meses, de forma a auxiliar na manutenção.
9POR QUE A DENTADURA NOVA MACHUCA?
Nem sempre a dentadura machuca. Devemos fazer uma comparação a um par de sapatos novos, nas primeiras vezes que usamos, eles podem incomodar e às vezes até machucar um pouquinho, mas depois eles se tornam confortáveis. O mesmo acontece com a dentadura nova, não estamos acostumados com ela sem os desgastes da antiga, então estranhamos um pouco, a persistência no uso e alguns ajustes realizados pelo dentista farão com que ela se torne confortável.
10COMO DEVO LIMPAR AS PRÓTESES REMOVÍVEIS?
Após cada refeição as próteses removíveis devem ser retiradas e higienizadas com o auxílio de uma escova de dente macia e a língua deve ser escovada até que seja removida a camada esbranquiçada sobre ela, no caso das próteses que substituem apenas alguns dentes, não podemos esquecer, de escovar e passar o fio dental nos dentes que permanecem na boca.
11MINHA DENTADURA QUEBROU, POSSO COLAR?
Somente o dentista conseguirá avaliar se será necessário apenas um reparo na prótese ou se ela terá que ser substituída. Agende imediatamente uma consulta com seu dentista.
12POSSO FIRMAR A DENTADURA COM IMPLANTES?
Sim, você pode tanto firmar a dentadura com o auxilio de implantes (Overdenture) quanto substitui-la por dentes fixos. Este procedimento trás segurança na alimentação além de devolver a auto-estima do paciente, que se sente mais a vontade para sorrir, falar e se alimentar sem os incômodos que da dentadura móvel. Implantes.
 
 
WhatsApp chat

Marque sua consulta

Data preferencial:
ou agende através do WhatsApp (32) 98443-8701