fbpx

Conheça as diferenças entre aparelho ortodôntico tradicional e estético

O aparelho ortodôntico deixou de ser apenas uma órtese para se tornar também um acessório de beleza. Afinal de contas, é algo com o qual você conviverá por um certo período de tempo e fará parte do seu dia a dia. Alguns mais vaidosos gostam de pensar bem antes de escolher o modelo e o tipo.

Você já sabe que precisará usar aparelho, só não sabe qual tipo escolherá? Pois bem, nós estamos aqui para te ajudar nesse processo. Falaremos agora sobre as funcionalidades e vantagens do tipo tradicional e do estético. Acompanhe:

O que são os aparelhos ortodônticos?

São órteses que ajudam na movimentação dos dentes para uma posição mais adequada. Além disso, eles auxiliam em diversas funções, como, por exemplo, a mastigação e a fala. São utilizados para corrigir algumas falhas que podem comprometer de forma negativa a saúde bucal.

Aparelho fixo tradicional

É o tipo mais comumente usado, com fios, bandas e braquetes. Com ele é possível fazer com que os dentes se movimentem gradualmente para a posição mais adequada. Os cuidados com a higienização são necessários e é preciso ter muita paciência.

Aparelho fixo estético

Ele apresenta a mesma função que o tradicional: movimentar os dentes para a posição correta. Porém, como ele é fabricado com materiais transparentes, consegue oferecer um visual mais agradável e menos impactante que o de metal.

Eles podem ser fabricados de diversos materiais, como policarbonato, safira e porcelana. Existe também a opção do aparelho lingual, na qual os braquetes são fixados na parte interna dos dentes.

Como funcionam?

Tanto o tradicional como o estético acabam funcionando praticamente da mesma forma. Afinal de contas, cumprem o mesmo objetivo: ajustar a dentição.

É uma maneira de obter a movimentação dos dentes para a sua posição correta sem nenhum tipo de intervenção cirúrgica. Tudo é feito de forma lenta e gradual para que a mordida possa ser ajustada sem comprometer nenhuma outra função da região.

Alguns aparelhos estéticos costumam apresentar maior fragilidade quando comparados aos metálicos, como o de policarbonato, por exemplo. Além disso, o tempo que o paciente usará pode ser maior, já que as peças podem descolar e quebrar com maior facilidade.

Quais são os benefícios de cada tipo de aparelho ortodôntico?

As vantagens do aparelho fixo tradicional são muitas, a começar pelo custo. Tanto o aparelho em si quanto as manutenções necessitam de um investimento bem menor quando comparados ao aparelho estético. Além disso, como dito acima, alguns tipos de aparelhos visualmente mais estéticos costumam ser menos eficientes.

Porém, eles também apresentam diversas vantagens. Os aparelhos estéticos são muito mais confortáveis para aqueles que lidam diariamente com o público, por exemplo. Eles não interferem na autoestima e alguns tipos, como o de safira, conseguem aliar estética e funcionalidade da melhor forma possível.

Para quais situações cada um deles é mais indicado?

Quem vai determinar qual tipo é mais indicado é o profissional, por meio de uma avaliação criteriosa. Porém, não há tanta diferença entre os estéticos e o tradicional quanto à funcionalidade. Os dois tipos têm a mesma função e podem desempenhá-la de forma excelente nas mãos de um bom ortodontista.

Para pessoas mais ligadas na aparência ou que podem sentir a sua autoestima abalada de alguma forma, certamente o estético é o mais indicado. Porém, os custos podem levar o paciente a escolher o aparelho mais tradicional.

Ficou com dúvidas sobre qual aparelho ortodôntico usar? Entre em contato conosco.

 

Telefone: (32) 3212-8916

Whatsapp: (32) 98443-8701

Avenida Barão do Rio Branco, 2985/703
Centro – Juiz de Fora – MG

 

 

Fonte: Qualiplan

RELACIONADOS

Notícias

Doenças periodontais na gestação

A gravidez é um momento especial e de transformações no corpo da mulher. A partir do momento da concepção, todo o organismo feminino busca recursos