Provavelmente você já deve ter ouvido várias histórias relacionadas ao uso do bicarbonato de sódio nos dentes, não é mesmo? No entanto, apesar de existirem situações que são, de fato, verídicas, há também muitas historinhas que não passam de mitos.
Por isso, é importante analisar o contexto e assegurar os fundamentos da técnica com um profissional, uma vez que essa é uma maneira de assegurar a saúde e a beleza do sorriso.
Pensando no assunto, resolvemos esclarecer, no post de hoje, o que realmente é verdade e o que é mentira quanto à relação entre o bicarbonato de sódio e a saúde bucal. É importante mencionar que, da mesma forma que isso pode contribuir com o seu sorriso, também existe a possibilidade de toda a região bucal ser afetada negativamente. Se você quer saber mais, continue com a leitura e aproveite as informações!
1. O bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes
Mito. Apesar de essa ser uma das afirmações popularmente mais conhecidas, o uso do bicarbonato de sódio não auxilia no processo de clareamento dos dentes.
É possível encontrar situações em que a pessoa realiza a higiene bucal com o produto (puro ou com o creme dental). No entanto, o bicarbonato é um pó abrasivo, que atua como um esfoliante corrosivo ao esmalte dentário. Por mais que pareça que ele ajuda a remover as manchas e o amarelado dos dentes, ele está somente removendo uma camada de sujeira.
2. A substância pode ser prejudicial à saúde dentária
Verdade. O problema acontece quando uma pessoa passa a escovar os dentes, frequentemente, com o produto. Por ser abrasivo, ele desgasta o esmalte dentário, provoca sensibilidade e aumenta a suscetibilidade a infecções da região bucal.
Em situações mais graves, o produto ainda pode alterar o pH da boca, causar erosão dentária, contribuir para o avanço da hipersensibilidade e deformar a forma e a estrutura dentária.
3. O produto auxilia a combater cáries
Verdade. Devido à ação abrasiva que o bicarbonato possui, ele ajuda na realização de uma limpeza mais profunda, removendo com mais eficácia bactérias, tártaro e resíduos alimentares responsáveis pela formação da placa bacteriana nos dentes. Esse é o local onde os restos de alimentos (especialmente fontes de açúcares) transformam-se em um elemento ácido, destroem o esmalte dentário e causam as cáries.
Consequentemente, a limpeza feita com o bicarbonato ajuda a evitar a formação de placa bacteriana e também de cáries. Todavia, é elementar ressaltar que isso pode ser prejudicial à saúde bucal e o método mais eficaz e seguro de realizar limpezas é no consultório odontológico, já que lá existem profissionais capacitados.
4. Ele ajuda a combater aftas e feridas bucais
Mito. Com propriedades abrasivas, o bicarbonato de sódio faz com que a região machucada fique ainda mais suscetível a infecções e, por isso, ele não deve ser usado em aftas e feridas bucais.
Além disso, vale mencionar novamente que a substância é prejudicial à saúde dentária e pode causar danos ainda piores, como deformação dos dentes.
5. O bicarbonato atua como um anti-inflamatório da região
Verdade. Capaz de agir como anti-inflamatório, o produto pode ser usado para amenizar as inflamações das amídalas e das gengivas, por exemplo. Para isso, é fundamental contar com a orientação de um profissional e realizar bochechos com a substância misturada em água.
A ação deve acontecer rapidamente, cerca de duas vezes no dia. É importante que seja rápido para evitar que a abrasividade da mistura prejudique a saúde bucal.
Viu alguns dos mais conhecidos mitos e verdades em relação ao uso do bicarbonato de sódio na região bucal? Então aproveite as informações e assegure a saúde do seu sorriso e de toda a sua família.
Duvidas entre contato
Whatsapp: (32) 98443-8701
Fonte: Qualiplan