Quem não gosta daquela xícara de café depois do almoço ou no lanche da tarde? No intervalo do trabalho tem que ter aquele bate-papo com os colegas acompanhado dessa paixão nacional.
Muitos conhecem os efeitos do café para o nosso corpo de uma forma geral, mas e em relação à saúde bucal? O que o consumo de café, de forma frequente, é capaz de fazer com os nossos dentes?
Confira agora a resposta para essas e outras perguntas e tire as suas dúvidas sobre os efeitos dessa bebida nos dentes.
Café escurece os dentes?
Sim, é verdade. Beber café com frequência pode fazer com que os dentes fiquem escurecidos. Mas, por que isso acontece? O esmalte é a substância mais consistente do nosso corpo, como o café consegue atravessá-lo?
Na verdade, a dentina é cheia de pequenos poros e também de cristas. Os restos de alimentos e bebidas, como o café, se acumulam nessas fissuras e se não forem removidos por meio da escovação e higienização completa, os dentes ficam manchados.
Por que o café mancha os dentes?
Além da questão da porosidade da dentina, existem outros motivos pelos quais o café muda a coloração dos dentes. Há uma substância no grão chamada de tanino, um polifenol que “quebra” na presença de água; essa substância também é encontrada em outras bebidas que provocam as manchas, como o vinho e o chá.
Beber café com creme reduz a incidência de manchas?
Pode até parecer que essa estratégia funciona, porém, a quantidade de substâncias presentes no café e responsáveis pelas manchas se mantém a mesma.
O que pode ajudar a evitar que os dentes fiquem amarelados é reduzir a quantidade consumida de café e não acrescentar leite ou creme.
Como evitar o problema?
Apenas uma xícara de café por dia é capaz de deixar os dentes manchados, mas não é preciso eliminá-lo da sua vida.
O primeiro passo para minimizar o problema é evitar consumir o café com leite e açúcar, pois esses dois alimentos aumentam a quantidade de bactérias que alteram a pigmentação natural do dente.
Tome a sua xícara de café uma vez por dia apenas e, logo em seguida, escove os dentes e use o fio dental para que não fique nenhum resíduo do grão.
Além disso, ir ao seu dentista com regularidade e seguir as orientações desse profissional é um das formas de evitar que o amarelado apareça. Realizar um limpeza para remoção de tártaro também ajuda nesse processo.
Fonte: Qualimplan