Ortodontia

1QUANDO DEVO PROCURAR UM ORTODONTISTA?
Muitos problemas ortodônticos são mais fáceis de corrigir quando diagnosticados numa idade mais jovem, antes que finalize o crescimento dos ossos da face. O tratamento precoce com aparelho ortodôntico pode evitar o tratamento cirúrgico e outras complicações futuras. A Associação Americana de Ortodontia (American Association of Orthodontists – AAO) recomenda uma avaliação não mais tarde que os sete anos de idade.
2QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
O tempo de duração do tratamento dependerá da gravidade do caso e do tipo de tratamento escolhido. Torna-se necessário uma avaliação com o especialista em Ortodontia para que o planejamento do caso e o tempo de tratamento sejam estabelecidos. O tempo de tratamento com aparelho fixo varia, em média, entre dois a três anos. No entanto, o tempo total de tratamento dependerá diretamente da resposta do organismo (variação individual), do grau de correção necessária e da colaboração de cada paciente.
3APARELHO ORTODÔNTICO MACHUCA?
O início de qualquer tratamento exige um pouco de paciência e adaptação. Inicialmente, as bochechas e a língua podem estranhar a presença da aparatologia, porém é uma fase de adaptação. Aos poucos, o organismo irá promovendo a formação de uma camada protetora (queratina), diminuindo o desconforto que alguns pacientes podem apresentar. Este processo de adaptação acontece, geralmente, em poucas semanas.
4O APARELHO ORTODÔNTICO DÓI?
As ativações podem deixar os dentes sensíveis ao toque e à mastigação durante os primeiros dias (média de 3 a 5 dias). Nesse período, o paciente deve evitar alimentos mais consistentes. Após esses dias, a dor tende a dissipar-se.
5OS APARELHOS ESTÉTICOS SÃO TODOS IGUAIS?
Os aparelhos fixos estéticos não são todos iguais, eles variam de acordo com o material que são produzidos. Os bráquetes estéticos podem ser de policarbonato, porcelana ou monocristalinos (safira). Os braquetes de policarbonato são feitos de uma espécie de resina plástica. Sua cor é um branco leitoso, não é transparente e possui um tamanho maior se comparado com os metálicos ou até mesmo com os de porcelana. O material plástico acaba sofrendo pigmentação, isto é, vai amarelando com o tempo. Por sua vez, os bráquetes de porcelana são mais resistentes e estéticos que os de Policarbonato e descolam e quebram com menos facilidade. Sua cor é um pouco opaca e leitosa, porém, não sofrem pigmentação com o passar do tempo. Já os bráquetes monocristalinos ou safira são transparentes, propiciando grande satistação estética. Também não sofrem alteração de cor com tempo e apresentam melhor qualidade de acabamento.
6O QUE É “APARELHO INVISÍVEL”?
É um tipo de tratamento ortodôntico que não utiliza bráquetes. Desenvolvido por uma empresa americana, a tecnologia Invisalign, utiliza moldeiras chamadas de alinhadores, que são capazes de reposicionar os dentes. Estes alinhadores “invisíveis” podem ser retirados pelo próprio paciente durante a alimentação e higiene dos dentes, facilitando sobremaneira a sua utilização e aceitação dos pacientes, especialmente, daqueles que trabalham diretamente com sua imagem ou não estão dispostos a montar um aparelho fixo tradicional.
7COMO OS BRÁQUETES SÃO COLADOS NOS DENTES?
Atualmente, a colagem dos bráquetes é feita através de um sistema adesivo a base de Resinas. A colagem com resinas permite uma boa adesão do braquete ao dente e, ao mesmo tempo, facilita a remoção dos mesmos ao final do tratamento, com auxílio de instrumentos apropriados.
8PACIENTES ADULTOS PODEM USAR APARELHOS ORTODONTICOS?
Sim. Antigamente, era comum a utilização de aparelhos ortodônticos em adolescentes e pacientes jovens. Entretanto, o tratamento pode ser realizado com sucesso em adultos, pois não há um limite pré-estabelecido de idade para inicia-lo. O que determina a possibilidade de tratamento no adulto é a saúde dentária, da gengiva e do osso de suporte.
9QUANTO CUSTA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
O valor depende inicialmente da capacitação e experiência técnica do profissional que irá realizar, além do método que será utilizado. Certifique-se de que o profissional é um especialista em Ortodontia e Ortopedia facial e procure saber em qual universidade ou instituição reconhecida foi realizada a sua formação e especialização. Desconfie sempre de valores abaixo da média praticada pelos profissionais especialistas na área.
WhatsApp chat

Marque sua consulta

Data preferencial:
ou agende através do WhatsApp (32) 98443-8701